Para começar A Lista Negra não é um livro que eu saio recomendando ou dizem as pessoas para comprar. Por que? Porque trata de um assunto delicado, que a cada dia está mais presente no mundo e a história além de ser pesada tem uma grande carga emocional.
Valerie e seu namorado sofriam bullying de outros alunos da escola me que estudavam. Para tentar aliviar esse trauma, Val passou a colocar o nome de seus agressores em uma Lista, uma Lista Negra. Só que o que era para ser uma forma de aliviar e brincar acabou se tornando a fonte de uma grande tragédia. Val nunca imaginou que seu namorado levaria essa brincadeira da lista negra a sério e muito menos que um dia ele entraria na escola com uma arma e mataria várias pessoas dessa lista.
Assim que Val percebe o que está acontecendo, ela se coloca na frente dele e leva um tiro. O namorado de Val acaba se matando, mas ela sobrevive e precisa lidar com todas as questões envolvendo essa chacina já que depois de alguns meses ela volta a estudar no colégio onde tudo isso aconteceu. Por causa da morte do namorado, a mídia pinta o tiro que a Val levou como uma tentativa de suicídio conjunto que não deu certo e , para piorar tudo que está acontecendo na vida da Val, ela só conta com o apoio do seu psiquiatra e de uma artista mística. Seus próprios pais a culpam pelo que aconteceu e passam a ficar bem preocupados com o irmão mais novo dela. Até mesmo seus amigos lhe viraram as costas.
E durante todo o livro nós acompanhamos o que aconteceu antes, durante e depois dessa chacina. E, pra mim, foi bem duro acompanhar a vida da Val porque eu as vezes sentia raiva dela, mas depois eu só conseguia sentir dor, frustração e indignação pelo que estava acontecendo, pela forma como os pais dela estavam agindo e por tudo que ela estava passando.
Eu não vou contar o que acontece depois, mas vê a Val lidando as situações e a vida pós-chacina foi ao mesmo tempo duro e interessante já que a vida dela mudou radicalmente. Além disso tudo, o livro trata de um assunto bem pesado e que ultimamente faz mais parte do que nunca das nossas vidas: pessoas que sofreram bullying e mataram outras pessoas por causa disso.
Por isso, essa leitura talvez seja muito válida para alguns e extremamente interessante para outros. Esse debate está em alta e é um assunto extremamente importante que vale ser mencionado, lido e tratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário