24 de mar. de 2018

John Green e seu melhor livro, na minha opinião!


|| Livro: Turtles all the way down (título original) || Autor: John Green 
|| Editora: Intrínseca || Ano de publicação: 2017 
|| Minha avaliação: 💗💗💗💗💗

Eu realmente não sei como começar essa resenha ou o que falar primeiro porque existem inúmeras resenhas, vídeos e comentários sobre esse livro internet afora.  A hype de Tartarugas até lá embaixo foi muito grande, mas acredito que muito dessa hype foi merecida já que a minha experiência de leitura foi ótima.

Queria dizer que a minha experiência foi boa, mas talvez nem todo mundo tenha essa experiência. Então, vai de cada um, mas vou expor aqui o que achei, o que senti e porque considero que tartarugas até lá embaixo talvez seja o melhor livro que John Green já escreveu ;) E queria deixar claro que o momento em que li esse livro também contribuiu para que eu gostasse da história já que me identifiquei bastante com os questionamentos, sentimentos e problemas da Aza.

Você já deve saber que a história é sobre a Aza Holmes, uma menina de 17 anos que sofre de TOC e tem uma melhor amiga fã de star wars chamada Daisy. A vida delas dá uma guinada, de certa forma, quando o bilionário mais famoso da cidade desaparece enquanto é acusado de corrupção. Tá, mas o que isso tem demais? A empresa dele está dando uma recompensa de 50 mil dólares para quem tiver informações ou pistas sobre o paradeiro dele. E Daisy acha que elas têm uma vantagem nessa história já que Aza é amiga do filho desse bilionário, o Davis.

E é a partir dessa ideia da Daisy que vemos a história se desenrolar, mas está enganado você que pensa que esse livro é apenas um Young adult que vai trazer um relacionamento entre dois jovens ou a história de duas amigas tentam achar esse bilionário e ficar ricas. Não, Esse livro é sobre a vida. E por mais banal que isso possa parecer... são esses fatos que tornam o livro interessante para mim.

Nós somos jogados literalmente dentro da vida da Aza, conhecemos seus amigos, sua rotina e acima de tudo seus sentimentos e pensamentos. Sentimos a sua agonia, sua ansiedade e conhecemos um pouco mais sobre o transtorno obsessivo compulsivo. Conhecemos mais sobre uma jovem que se recusa que se vida seja ditada por um remédio que pode ajudar no TOC, mas conforme as coisas se desenrolam... ela percebe que precisa desse remédio para viver.

E isso foi incrível para mim. A forma como o autor descrever, trata e expõe o transtorno mental da Aza é tocante e foi feita de forma muito cuidadosa. É real. Quem sofre de transtorno de ansiedade, depressão, crises de pânico e ansiedade.... Vê vários dos pensamentos, sentimentos ali retratados de forma real e NÃO ROMANTIZADA. Por isso, esse livro é muito bom e incrível a sua concepção.

Como falei, o problema da Aza não é romantizado e John Green merece um prêmio por isso. Por mais que tenhamos um romance ali no livro (para muitos desnecessário, mas para mim foi ok, deu para viver com ele numa boa).... Em nenhum momento o amor é colocado como a cura de tudo e a solução do problema da Aza. E isso pra mim foi ótimo porque estou um pouco cansada de ver essa solução em livros.

Além disso, o romance pra mim não foi desnecessário porque ele ajudou a compreender, ao menos um pouco, como pode ser difícil para aquela pessoa que sofre de alguma doença ou transtorno mental lidar com sentimentos. Sinceramente, ele podia nem ter existido, mas ele não foi simplesmente jogado na história, entendem.

Confesso que John Green me surpreendeu com esse livro, ele é bem escrito, muito bem amarrado e me fez ver como sempre gostei da escrita do autor, mas tinha tido problemas com livros como Cidades de Papel e Teorema Katherine. No mais, tartarugas até lá embaixo foi um livro ótimo, casou perfeitamente com o momento em que eu estava e eu tenho certeza que isso contribuiu bastante para a minha avaliação mais que positiva desse livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo