Todo ano desde que descobri o canal da Ju, o Nuvem Literária, eu acompanho as maratonas que ela geralmente faz com outros youtubers na época do carnaval. E esse ano não foi diferente!
A única mudança em relação a maratona do ajo passado (deixarei o link do post do blog lá no finalzinho) é que essa maratona durou 48 horas e foi na quinta antes do carnaval e na sexta de carnaval. Bem de boas para quem queria curtir os bloqunhos, né. E a maratona consistia basicamente em três desafios que você podia adaptar ou personalizar como quisesse. Os desafios eram: 1º Um livro que lembrasse o carnaval; 2º um livro de até 100 páginas e o 3º um livro de uma série (podia ser o primeiro, o segundo o o último. não importava. tinha que ser de uma série).
Os meus livros escolhidos foram:
1º desafio: Veneno, o primeiro livro da saga encantadas (porque todo ano no carnaval alguém sai vestido de princesa, bruxa ou que algum personagem imortalizado pelos contos de fadas, né). E acabou que ele se encaixou no terceiro desafio também, né;
2º desafio: Lady MacBeth do Distrito de Mtzensk, do Leskov, com 98 páginas. Também inclui nesse desafio Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf, com mais de 100 páginas (mas é aquilo, desafios podem ser adaptados, né);
3º desafio: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - segundo livro de As Crônicas de Nárnia.
Eu adaptei alguns desafios. como vocês podem reparar, porque a minha intenção era fazer a estante rodar, ler o que estava parado ou simplesmente andar em algum leitura que já tinha começado há algum tempo. Assim, eu peguei Mrs. Dalloway mesmo tendo um pouco mais de 100 páginas e inclui no segundo desafio junto com Lady McvBeth até porque... esse livrinho do Leskov estava relendo para poder comentar mais sobre ele aqui 💙 Por ser uma maratona curta, não li muito, mas li bem mais do que eu imaginava. O meu saldo final foi:
Veneno, primeiro livro da saga encantadas = lido ✔
Segundo livro de as Crônicas de Nárnia = lido ✔ (eu já estava na metade desse livro. Então, a leitura continuou e apenas finalizei o mesmo)
Lady MacBeth do Distrito de Mtzensk = lido ✔
Como vocês podem notar eu não terminei Mrs. Dalloway e, que a verdade seja dita, eu não consegui sair da página 60, mas vou tentar depois continuar com a Virginia Woolf. Apesar disso, estou bem feliz com o meu saldo e com meu progresso porque depois de ler veneno eu peguei e li o resto da série (que eu já havia lido em inglês). Isso me deixou bem feliz e fez com que conseguisse ir além do esperado no quesito leituras esse mês.
Sei que esse post já está extenso e muitos não chegaram ao final, mas eu vou transcrever meu post do insta falando sobre esse livrinho amor do Leskov porque ele é muito bom 😉
📘 É um livro fininho, super fácil de ler e bem rápido. Eu , particularmente, fiquei com um gostinho de quero mais com o final mesmo o final sendo o desfecho necessário para a história. Ficou aquele gostinho de podia ter mais um pouco antes disso, sabe.
No livro temos a história da Catierina Lvovna, jovem esposa de comerciante, que se torna uma assassina cruel depois de se envolver com um amante. Catierina é realmente a Lady Macbeth Siberiana (nome do filme que surgiu a partir desse livro). Ela é uma mulherzinha cruel e sem um pingo de compaixão.
Relendo eu fiquei mais chocada ainda com que ela faz em nome do "desejo". Enfim, é uma boa pedida pra quem quer conhecer mais sobre literatura russa sem contar que é aquele tipo de livro que você lê em um dia 📖
Por @Larill
Nenhum comentário:
Postar um comentário